HISTÓRIA DA PARÓQUIA SÃO JUDAS

Obras da antiga Igreja de São Judas Tadeu em 1954

FOTO DA IGREJA 1970.JPG

Obras da atual  Igreja de São Judas Tadeu em 1970

A Paróquia de São Judas foi a principal responsável pelo nascimento do bairro que se desenvolveu ao seu redor e foi construída a partir da iniciativa dos padres premontratenses, originários de Premontre na França, para trabalhar na comunidade em 1953, a pedido de Dom Ernesto de Paula, exaluno do colégio da Ordem. Em 1954 foi inaugurada uma pequena Igreja que serviu à comunidade, a qual teve a pedra fundamental lançada em 28 de dezembro de 1953, a primeira missa celebrada em 28 de fevereiro de 1954 e início das obras em maio do mesmo ano.

O atual templo foi construído a partir de 1962 e teve o padre Henrique Ribeiro da Fonseca, já responsável pela escolha do padroeiro da igreja quando de sua primeira edificação, à frente das obras. A construção de uma igreja de grandes proporções tem sua justificativa pautada na significativa devoção dos piracicabanos por São Judas, necessitando assim de um grande espaço para abrigar a todos os fiéis. A Igreja, cujo projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Giulio Del Fabro, acomoda 1500 pessoas sentadas.

Atuante na comunidade, a paróquia manteve uma escola de 1ª à 4ª séries em suas dependências até 1972. Em 1975 as obras do templo foram concluídas, ainda restando terminar alguns acabamentos. Somente em 2004 as obras foram reiniciadas quando o interior da igreja foi pintado pelo artista Giuliano Montebelo, da cidade de São Paulo. O projeto modernista desenvolve a construção em vários blocos interligados, incluindo uma torre e uma cúpula central. As linhas retas são a característica mais marcante do conjunto, que tem por principal ornamentação, um painel de azulejos, representando São Judas Tadeu na Rua do Porto.

Sao%20Judas%20na%20Rua%20do%20Porto_edit

Fonte : Igrejas - Piracicaba: IPPLAP, 2012. 92 p: il. - (Patrimônio Cultural de Piracicaba; v. 2)