Avenida Independência, 3747
São Judas
Piracicaba – SP
CEP: 13416-230
Fone: (19) 3422-2173
Horário de missas Matriz (São Judas)
De terça a sexta feira às 19h00
Sábados às 15h e 19h
Domingos às 9h, 11h e 19h
Paróquia São Judas Tadeu
Horário de Missas Matriz
- Terça e quinta-feira às 19h
- Quarta e sexta-feira às 07h
- Sábado às 15h e 19h
- Domingo às 9h, 11h e 19h
Assista também as missas dominicais online pelo YouTube
Saiba Quais São as Cores das Vestes e os Significados

Segundo a Introdução Geral do Missal Romano (IGMR), no número 345, a diversidade de cores das vestes sagradas tem por finalidade exprimir externamente, de modo mais eficaz, por um lado, o caráter peculiar dos mistérios da fé que se celebram; por outro, o sentido progressivo da vida cristã ao longo do Ano Litúrgico. Conforme o uso tradicional e seguindo a Instrução Geral do Missal Romano, as cores litúrgicas são seis: verde, branco, vermelho, roxo, preto e rosa.
Neste contexto, com a chegada da Semana Santa, onde estão inseridas as celebrações centrais da Igreja, nas quais os fiéis são convidados a recordar os últimos dias de Jesus na terra, confira a seguir quais são as cores litúrgicas usadas, especialmente, na Sexta-feira Santa, Sábado Santo e Domingo da Páscoa:
-
Cor roxa
A cor roxa simboliza a preparação, penitência ou conversão. Usa-se no Advento, na Quaresma, na Semana Santa (até Quinta-Feira Santa de manhã), e na celebração de Finados, como também nas exéquias.
-
Cor branca
Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo. Pode ser substituida pelo dourado nos dias mais festivos. Usa-se na solenidade do Natal, no Tempo do Natal, na Quinta-Feira Santa, na Vigília Pascal do Sábado Santo, nas festas do Senhor e na celebração dos santos e também no Tempo Pascal.
-
Cor vermelha
Simboliza o fogo purificador, o sangue e o martírio. É usada no Domingo da Paixão e de Ramos, na Sexta-Feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes e na celebração dos mártires, apóstolos e evangelistas.
-
Cor rosa
Raramente usada nos dias de hoje, substituida muitas vezes pelo roxo, simboliza uma breve “pausa” na tristeza da Quaresma e na preparação do Advento. Pode-se usar no terceiro Domingo do Advento chamado “Gaudete” e no quarto Domingo da Quaresma chamado “Laetare”. Esses dois domingos são classificados, na liturgia, de “domingos da alegria”, por causa do tom jubiloso de seus textos.
-
Cor preta
Também em desuso, simboliza a morte. Usada em funerais, vem sendo substituída pela cor Roxa. Pode-se utilizar na celebração de Finados.
-
Cor verde
Simboliza a esperança que todo cristão deve professar. É usada em todo o Tempo Comum, exceto nas festas do Senhor nele celebradas, quando a cor litúrgica é o branco.
**Nota explicativa: Se uma festa ou solenidade tomar o lugar da celebração do tempo litúrgico, usa-se então a cor litúrgica da festa ou solenidade. Exemplo: em 8 de dezembro, celebra-se a Solenidade da Imaculada Conceição. Neste caso, a cor litúrgica é então o branco, e não o roxo do Advento. Este mesmo critério é aplicável para a celebração dos dias de semana.
Fonte: CNBB