Mãe Rainha

Mãe Peregrina de Schoenstatt

CAMPANHA DA MÃE PEREGRINA DE SCHOENSTATT

HISTÓRIA

A Campanha da Mãe Peregrina faz parte da Obra Internacional de Schoenstatt, fundada pelo Pe. José Kentenich no dia 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha.

No ano de 1948, em visita ao Brasil, na cidade de Santa Maria/RS, o Pe. José Kentenich expressa seu desejo que a Imagem de graças da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt tenha um lugar de honra nos lares: “Levem a Imagem da Mãe de Deus e lhe dêem um lugar de honra nos lares. Assim eles se tornarão pequenos Santuários nos quais a Imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma Santa Terra das Famílias e formando santos membros da família…” (15 de abril de 1948).

Assim, em 1950, o sr. João Luiz Pozzobon, dono de um pequeno comércio, pai de sete filhos e católico fervoroso participa de um grupo de homens, no início do Movimento Apostólico de Schoenstatt, em Santa Maria (RS/1947), e recebe a formação schoenstattiana.. Assim, pode não só conhecer a espiritualidade de Schoenstatt, mas vivê-la em profundidade.

No dia 10 de setembro de 1950, é convidado pela Irmã M. Teresinha Gobbo, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, – que também dava formação schoenstattiana, especialmente aos ramos femininos e às famílias do Movimento de Schoenstatt – a levar a Imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável para visitar as famílias. Irmã Teresinha entrega-lhe a grande Imagem, abençoada no Santuário, com as palavras: “Esta Imagem ficará sob seu cuidado. Não é preciso que reze o terço todas as noites. Apenas deverá cuidar que peregrine de casa em casa.”

Sr. João aceita esse convite. Assume a tarefa de levar a Imagem Peregrina da Mãe e Rainha de Schoenstatt às famílias e exerce esse apostolado durante 35 anos, até a data de seu falecimento em 27 de junho de 1985. Com ela percorre mais de 140.000 Km. Em todos esses anos, não deixa um dia sequer de praticar esse apostolado. A partir de 1959, a presença e atuação de Maria multiplica-se por meio das pequenas Imagens da Mãe Peregrina na forma atual, que visitam mensalmente as famílias.

Com informações de:  https://www.maeperegrina.org.br/a-campanha/ Acesso em 27/11/2020.

MISSÃO EM NOSSA PARÓQUIA

Em nossa comunidade, os missionários e missionárias da Mãe Peregrina, seguindo o exemplo do Sr. João Pozzobon, levam a Mãe de Deus para visitar as famílias, os jovens, as crianças e os enfermos. De modo especial, a Campanha Infanto-Juvenil se dedica às crianças e aos jovens na construção de sua espiritualidade cristã mariana, contribuindo na sua catequização, na catequese de Primeira Eucaristia, de Crisma, no Grupo Jovem e demais ações da juventude na paróquia. A Imagem das Famílias se dedica à evangelização dos lares cristãos do mundo, para que toda família seja espelho da Sagrada Família de Nazaré e um lar fecundo para a fé católica e para a Igreja. A Imagem dos Enfermos leva alento e graças aos irmãos e irmãs que passam por momentos difíceis em suas vidas ou que estão em idade já avançada, para que nas dores e dificuldades desse mundo encontrem em Jesus e Maria o porto seguro e confiança na vitória de Cristo.

As Imagens Peregrinas da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt são confeccionadas e especialmente abençoadas no em um dos Santuários da Mãe Rainha pelo mundo. Do Santuário as Peregrinas partem para levar as graças que Maria concede no Santuário para as famílias, idosos, enfermos, jovens e crianças. É a Mãe que visita a cada um de seus filhos, ensinando-os a viverem conforme os desígnios de seu Filho Jesus, levando suas graças e suas bênçãos.

SANTUÁRIO-LAR PAROQUIAL “RAINHA DOS APÓSTOLOS”

Em nossa Paróquia de São Judas Tadeu construímos o Santuário-Lar Paroquial “Rainha dos Apóstolos” dedicado à Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Trata-se de uma capela de oração dedicada à Mãe de Deus na espiritualidade schoenstattiana, onde, como extensão dos santuários do Movimento Apostólico, a Mãe quer distribuir de modo especial suas graças à nossa comunidade, paroquianos, amigos e devotos.

No Santuário-Lar Paroquial podemos nos encontrar especialmente com Maria, nos deixarlevar por seu amor maternal de Mãe que quer educar-nos na fé e na vivência do Evangelho de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Também, depositamos nosso Capital de Graças, que são as orações, sacrifícios, trabalhos, alegrias, sofrimentos, boas obras, sobretudo, o esforço para vencer as más inclinações, paixões, egoísmo e todo o pecado que impede de vivermos bem a nossa Aliança batismal. Colocamos tudo isso nas mãos da Mãe e Rainha de Schoenstatt, no Santuário, a fim de que ela una nossas ofertas ao sacrifício Redentor de seu Filho divino. Como ensina a Santa Igreja, em Cristo nossas ações se tornam mais perfeitas e contribuem para a salvação de toda a humanidade.

O Santuário-Lar Paroquial é local de encontro, alento, vivência, orações, pedidos e ação de graças à Deus, que por Maria derrama suas bênçãos no mundo. Em Schoenstatt, de forma especial, Maria quer nos conceder as graças do abrigo espiritual, da transformação interior e da fecundidade apostólica, a fim de nos educar na fé e vivência cristã para, juntos enquanto Igreja, darmos verdadeiros testemunhos de Cristo no Mundo.

MISSAS NA MATRIZ DE SÃO JUDAS TADEU: O MOVIMENTO DA MÃE RAINHA DE SCHOENSTATT, CELEBRA TODO DIA 18 DE CADA MÊS A RENOVAÇÃO DA ALIANÇA DE AMOR, EM NOSSA PAROQUIA CELEBRAMOS A MISSA DA RENOVAÇÃO DA ALIANÇA, TODO TERCEIRO SÁBADO DO MÊS ÀS 15H.

GESTO CONCRETO DAS MISSAS: UM LITRO DE LEITE INTEGRAL LONGA VIDA PARA DOAÇÃO ÀS FAMÍLIAS CARENTES DE NOSSA COMUNIDADE ASSISTIDOS PELOS VICENTINOS.

CONVIDAMOS VOCÊ QUE NÃO RECEBE A IMAGEM DA MÃE PEREGRINA EM SUA CASA, A ENTRAR EM CONTATO CONOSCO E PASSAR A TER ESSA INCRÍVEL EXPERIÊNCIA EM FAMÍLIA !

Nada sem vós, nada sem nós!

Coordenador:  Alexandre e Susana