PASTORAL DA SAÚDE – PARÓQUIA SÃO JUDAS TADEU

“Estava doente e você veio me visitar.” (Mt 25,36)

Saúde.PNG

A Pastoral da Saúde é toda ação do povo de Deus comprometido em promover, defender, recuperar, cuidar e celebrar a vida. É a presença samaritana da Igreja junto aos enfermos.

É uma pastoral missionária e evangelizadora e tem como Objetivo: “Contribuir na promoção, prevenção e recuperação da saúde de todas as pessoas dentro de sua realidade, para que tenham vida em abundância, que caracteriza a realização do Reino de Deus no mundo”.

Numa sociedade consumista, individualista, descrente e descartável, onde a pessoa vale por aquilo que produz, onde a saúde é vista como mercadoria e o doente como peso para a sociedade, os Agentes da Pastoral da Saúde querem ser sinal da luz da presença de Deus neste mundo de trevas; querem se tornar a voz sensibilizadora e denunciadora da exclusão e da marginalização do doente; quer defender a saúde como direito fundamental da pessoa, sem distinção de raça, cor, status, credo. Atua em três dimensões:

1. Solidária: ser vivência e presença de Jesus, o Bom Samaritano (“Viu, teve compaixão e agiu”), junto aos doentes e sofredores, tanto nas instituições de saúde, nas famílias e nas comunidades, visitando e buscando atender as pessoas integralmente nos aspectos físico, psíquico, social e espiritual. Neste sentido, os Agentes da Pastoral da Saúde assumem um papel de fundamental importância, acolhendo, escutando, oferecendo proximidade  fraterna, dando aos enfermos força e renovando as esperanças.

2. Comunitária: Atua na promoção, prevenção e educação para a saúde. Tem a ver com a saúde pública, valorizando o conhecimento, sabedoria e a religiosidade populares, promovendo debates, palestras, encontros educativos sobre doenças, alimentação, saneamento e higiene.

3. Político-institucional: atua junto aos Órgãos de Saúde Pública, Conselhos de Saúde, fiscalizando, articulando, sugerindo e denunciando quando necessário.Assim é a nossa Missão.

Para que tudo isso se torne realidade, precisamos de você. A Pastoral da Saúde da Paróquia São Judas Tadeu conta com agentes que se desdobram para visitar e acompanhar os doentes. Fazem tudo com muito carinho e zelo dando o máximo de si para atendê-los bem. Para que todos os doentes que são muitos, sejam acompanhados, precisamos da sua ajuda. Você não quer se juntar a nós e ser um membro da Pastoral da Saúde na Paróquia?

Coloque-se a disposição do Senhor e de seus semelhantes e venha nos ajudar a descobrir formas simples e adequadas para que todos tenham saúde.

Nos reunimos mensalmente para oração, reflexão, troca de experiências e assim nos fortalecer na fé e na esperança e trabalhar para uma sociedade mais justa e fraterna.

Coordenadora: Irmã Lourdes